segunda-feira, agosto 22, 2005

Sessão Dupla


Nisto de andar a revisitar novos e velhos amigos tenho andado a negligenciar um companheiro de longas tardes e gratificantes noites. Falo do cinema... Sim é verdade, nos últimos dois meses pouca atenção tenho dado a esta minha paixão de infância. Sendo assim, e para ele não me ganhar rancor, resolvi presentear-me com uma sessão dupla no meu já conhecido Monumental. Escolhi o primeiro filme da noite "De Tanto Bater o Meu Coração Parou", remake do filme "Fingers" dos anos 70, com Harvey Keitel. Na verdade nunca vi o original, mas independentemente disso (porque defendo que cada filme deve valer por si mesmo, seja qual for a sua fonte de inspiração), é uma história cheia de "nuances", de raiva e paixão, num tom intimo e pessoal de alguem dilacerado entre dois mundos, entre o dinheiro e a musica, a familia e a arte. Não sendo genial merece a pena ser visto.
O segundo filme foi escolhido em função do horário (!), precisava comer qualquer coisa e portanto escolhi o único filme que me dava tempo de "jantar". Acabei por ir ver "A Chave", um thriller do mesmo argumentista da versão americana do "The Ring" e do realizador de "K Pax". Na verdade ia preparado para uma desilusão e perguntei-me se não iria estragar esta sessão dupla com uma escolha tão pouco acertada. Felizmente foi uma agradável surpresa. John Hurt e Gena Rowlands estiveram ao seu nivel normal de mestria, Kate Hudson e Peter Sarsgaard não comprometeram. O filme não é tanto um filme de terror, mas um filme de suspense bem construido, tenso, que não cede à tentação do facilitismo, do gore e com um final inesperado. Reconfortado e tendo feito as pazes com este meu velho amigo, voltei para casa com a promessa de não voltar a deixar passar tanto tempo sem outra visita.

Sem comentários: