quarta-feira, janeiro 18, 2006

25 por segundo...


O cinema é imagem em movimento - frase redundante - mais precisamente 24 imagens a passar por segundo. O cérebro humano não consegue processar as imagens a esta velocidade dando-nos a ilusão de movimento, quando na verdade o que existe é apenas uma sequência de imagens estáticas. Em televisão existe uma pequena diferença, são 25 imagens - frames - por segundo em vez de 24. A diferença é mínima, nada que o olho ou o cérebro humano consiga perceber, mas um filme que passe na televisão perde inevitavelmente alguns minutos, por passar ligeiramente mais depressa.
A vida por vezes parece fazer o mesmo, sem que nos apercebamos acelera, ou reduz a velocidade, apesar de tudo parecer, à primeira vista exactamente igual. Estou a atravessar um momento desses, o mundo flui depressa, aos tropeções, em torrentes, a vida escorre veloz sem pedir licença, sem se anunciar, mas sempre com o mesmo rumo, o mesmo fim, que é inevitavelmente um início em si mesmo. Acelero a 25, 26, 50, 100 frames por minuto, mas a realidade que me rodeia, a vida, os outros mantêm compassadamente os suaves 24 frames, vivendo dia após dia, sem tumulto ou perturbação aparente...
O pior, é que eu preciso que o resto acompanhe, tenho nostalgia do futuro, saudades do provir... E preciso suportar o lento caminhar de normalidade de um universo que não se move comigo.

3 comentários:

pinky disse...

hummmm muita ansiedade por aí! aprende a relaxar e a aproveitares todos os minutos do dia, um dia hás-de abrandar o ritmo.

Mary Lamb disse...

Bem... Conheço quem use drogas para acelerar o pensamento e a vida. Eu precisava de uma que a pusesse em slow motion...

MPR disse...

O problema é que não há quem faça um slow motion... mas há quem desregule! As coisas às vezes parecem calmas, o mundo parou, abrandou no aconchego, para logo a seguir acelerar vertiginoso! O meu tempo e o do planeta é que parece não coincidir!