quinta-feira, janeiro 19, 2006

Eterna espera


Após longo período de afastamento eis que retorno ao meu ponto de partida e me refugiu na suave penumbra de uma sala de cinema para absorver mais uma obra, neste caso bastante aguardada. Ontem fui ver o último filme de Sam Mendes - autor de Beleza Americana - Jarhead.
Baseado em factos verídicos, numa obra escrita por um fuzileiro americano, esta fita passa-se durante a primeira Guerra do Golfo e acompanha a vida de um marine desde a sua formação até à sua participação no conflito num batalhão de snipers.
O que separa este filme de Mendes de outros títulos sobre guerra - nomeadamente as suas referências a quem presta reverência Apocalypse Now do Coppola, Full Metal Jacket do Kubrick e The Deer Hunter do Cimino - é que esta é uma película sobre a espera, sobre um grupo de homens treinados para serem e pensarem como as mais mortíferas armas de combate no planeta, mas que são confrontados com o arrastar agonizante do tempo, enquanto quase enlouquecem à espera de um confronto que insiste em fugir deles.
"Aprendemos a matar a mil metros, no Vietname demorava-se uma semana para percorrer essa distância, na 1ª Guerra um ano, aqui são dez segundos! Quando lá chegarmos já a guerra se foi embora!" - gritava um soldado desesperado por não entrar em combate. É um filme sobre o desespero, sobre a transformação, sobre a loucura que se insinua, sobre as marcas de guerra que ficam para sempre, mesmo que se não dispare um único tiro.
Com uma beleza a que Mendes já nos habituou, momentos verdadeiramente marcantes e um elenco de onde Jake Gyllenhaal, Peter Sarsgaard e Jamie Foxx se destacam, este é um dos pontos altos do panorama cinematográfico do último ano.
E enquanto não chegam Brokeback Mountain, Match Point, History of Violence ou mesmo The Producers, é sem dúvida uma referência a seguir.

3 comentários:

Varandas disse...

... e Walk the Line, Munich, Good Night and Good Luck...não? :-D

Olha, entretanto fui ver o Fiel Jardineiro (atrasadíssimo no tempo, eu sei - mas... que belo filme!!!) e o Revolver (neste caso uma fita a cheirar a twin peaks e mullholand drive, e tu sabes que filmes deste género me irritam profundamente...). Já que não nos vemos há uns tempos vou-te contando desta forma!!! :-D

pinky disse...

parece-me um filme um pouco angustiante! não saiste de lá ansioso?

MPR disse...

Munich sem dúvida, Walk the Line... não me causa ansiedade, Good Night and Good Luck estou curioso mas não deve chegar aos calcanhares dos outros... o Clooney não é nenhum Cronenberg! Mas não posso enumerar todos pá! São só exemplos... Já agora John, quando é que apareces cá por baixo de novo? Um abraço!
Pinky angustiante não diria... tocante por vezes... um pouco... mas não muito... vai ver... e depois diz-me o que achaste (a maioria da crítica nacional não gostou...)