terça-feira, janeiro 03, 2006

Menu de Ano Novo


Dia 31 e as compras de supermercado feitas a correr. O Carrefour estava a abarrotar. Não é o meu supermercado favorito, mas sempre bate o Feira Nova e estava em caminho. Lista feita, encomendas entregues e muito que andar. Primeira passagem de ano na minha casa, muita responsabilidade. Eu sei, éramos poucos e sim tudo amigos, mas mesmo assim foi em minha casa e queria que as coisas corressem bem.
Nos meus anos aprendi duas coisas acerca do meu poiso pombalino, primeiro a cozinha é o local de preferência, pelo menos por enquanto, é onde está a comida, a única mesa da casa, o calor e o maior numero de sítios para se sentar (quatro bancos, a borda do fogão e... chão!). Em segundo lugar, pelo menos até ter mesa de jantar na sala com cadeiras e serviço completo e coisas de gente, o pessoal não gosta muito de comida mesmo, mas prefere petiscos (aprendi após ficar com 3 tabuleiros de frango que nenhuma das 15 ou 16 pessoas que lá estiveram no 1 de Novembro sequer tocaram). Com isto em mente preparei o menu de passagem de ano:

Amendoins e aperitivos
Tostas grandes e pequenas
3 tipos de pão
3 tipos de queijo e um queijo fresco
Salpicão
Manteiga e queijo de barrar
Panados de frango
Tremoços
Linguiça assada
Morçela assada
Pão de alho no forno
Pasta de atum
Pickles
Couve-flor gratinada no forno
Pimentos com azeite
Chevre em massa folhada
Cogumelos com natas e vinho do Porto
Beringelas
Calamares
Bolo Rei
Torta de Azeitão
Gelado de Nata com chocolate quente
Filhoses e fatias douradas
Aletria, arroz doce e mexidos (apenas o suficiente para provar)
Super Bock Stout
Vinho Tinto
Ginginha
Coca-Cola
Gin Tónico
Vinho do Porto
Martini
E os habituais espumante e passas


Uff... Estou mesmo a precisar de almoçar....

2 comentários:

Mary Lamb disse...

Muito bom. Já tenho fome...

pinky disse...

belo menu! com o tempo aprendes os truques todos de bem receber gastando o minimo possivel e fazendo um vistaço!