terça-feira, janeiro 24, 2006

Domingo em familia


A promessa era antiga, já desde o verão passado que a Matilde dos seus 8 anos e olhos azuis me pedia "Tio, deixa-me ver a tua casa..." ou "Tio, quando é que vamos ver a sua casa?" conforme o caso, conforme a disposição, mas o pedido enternecido mantinha-se entre o tu e o você...
No domingo raptei-a para longe da mãe e dos três irmãos, agarrei na Ana combinei com a Marta e a Maria e fomos patinar.
A ideia da patinagem não foi minha, que não me aguento em cima dos patins, mas a Marta achou que era mais divertido porque assim a Matilde e a Maria podiam confratenizar e quiçá ficar amigas.
Estava frio... mesmo frio...
Primeira paragem: Baixa - quatro andares sempre a subir - casa mostrada, curiosidade satisfeita, a caminho da doca do espanhol.
Era um mar de miudos, skates, patins, bicicletas e trotinetes, se tinha rodas valia. Equipei a Matilde a rigor, a Ana calçou os seus patins e lá fomos (eu sem rodinhas nos pés, que prezo muito a saúde dos meus dentes).
Encontramos a Marta e a Maria e mais um dúzia de meninas que eram todas amigas, a Matilde não teve o à-vontade para penetrar no grupo, mas agarrou-se à Ana e lá foram. Gostei...
Gostei de ver os sorrisos, gostei da intimidade que criaram, gostei de puxar a Matilde como se fosse um corcel a puxar um charrete, gostei das cavalitas, das brincadeiras, gostei do lanche, da menina que não gosta de chocolate, dos 23 kgs de Matilde que vaticinava que eu devia pesar "para aí uns 40!" do alto do meu metro e oitenta e três.
Gostei do pôr-do-sol, do fim-de-tarde, de me transformar em abóbora nos dias em que patino e em lobisomem nos dias que não patino, gostei de ter um pé numero 93, gostei da Matilde a virar-se para a Ana e perguntar "Oh Ana posso-te chamar Tia?" Gostei do pedido que fez "quando vocês se casarem posso ser a... como é que se diz? madrinha? aquela que agarra no véu?" e quando a Ana responde que se calhar não vai usar véu a Matilde exclama "Mas tens que usar véu!" como se fosse um mandamento divino! Rapidamente arranjou solução "Se não usares véu posso ir à tua frente?"
Gostei de lhe apertar o cinto "no quarto buraco" e de apertar e desapertar três vezes os patins. Gostei de uma menina que lá estava que tambem se chama Marta perguntar inquisidora à Ana "Tu és mãe de quem?" - "Eu? De ninguem..." - "Mas tu não gostas muito de alguem?" - "Gosto." - "Então porque é que não casam e têm filhos?"
Gostei de, à saida, a Ana perguntar "Então da próxima vez qual dos teus irmãos é que trazemos contigo?" e a Matilde responder "Nenhum! Patinar é só comigo!"
Gostei do ar feliz, gostei de um Domingo à tarde em familia, com aquela familia que (oficialmente) ainda não existe.

2 comentários:

Mary Mary disse...

Ainda diz bolassa com dosse? Os miudos são mesmo uma tentação, qualquer pessoa fica feliz e renascida com eles. São simplesmente únicos e especiais...

Cambada de babados que somos!!! :P Tu com os teus sobrinhos (lindos por sinal) e eu com os meus manos (desculpa mas são mais bonitos - gargalhada).

pinky disse...

sim sr! belo treino! e que bela tarde deve ter sido cooool...muitas e belas tardes dessas!