sexta-feira, março 24, 2006

Good Night And Good Luck


Foi um dos filmes mais nomeados dos Oscares deste ano (6 nomeações) mas logrou levar para casa uma única estatueta. Injusto, sem dúvida injusto, num dos filmes mais charmosos e bem construidos do ano.
Nos anos 50 os Estados Unidos viviam um clima de terror, numa caça às bruxas sem precedentes desde Salem, com uma perseguição a um Comunismo que simbolizava uma ameaça externa personificada em Estaline. O senador MacCarthy foi o rosto principal deste clima de histeria que destruiu a vida de milhares de americanos, pondo em causa as liberdades e direitos fundamentais de cada um.
Poucas foram as vozes que se levantaram para denunciar o estado das coisas, com medo de serem automáticamente rotulados de comunistas e serem eles próprios alvo de investigação. Edward R. Murrow, personalidade de destaque da CBS foi um dos poucos que ousou enfrentar o sistema na defesa dos seus principios, e Good Night And Good Luck é a adaptação cinematográfica desta luta.
George Clooney abraçou este projecto pessoalmente, escrevendo, actuando e realizando um filme a preto-e-branco, tenso, bem escrito, de um charme visual invulgar e com uma reconstrução de época absolutamente brilhante, dos cenários, passando pelo guarda-roupa, até ao mais pequeno objecto de design.
David Strathairn assina uma performance arrasadora como Murrow, de uma contenção plena de emotividade, secundado por um elenco que em nada lhe fica atrás, de Clooney a Robert Downey Jr, de Patricia Clarkson a Frank Langella.
Com este projecto George Clooney mostra-se como uma força criativa a ter em conta, muito alem do que o titulo de homem mais sexy do ano em 1997 deixaria suspeitar.

2 comentários:

Astor disse...

pois. eu queria ir ver esse filme... mas isto de prometer filmes a outros.. COF.

Anónimo disse...

Pelo Clooney já vale a pena ver o filme ...sim...sim...tb pertenço á legião de fans dele ( e eu ke nem gosto de rebanhos ) :P