quinta-feira, março 02, 2006

Syriana

A caça aos filmes em falta continua e a vitima desta vez foi Syriana, nomeado para dois Oscares, Melhor Actor Secundário e Melhor Argumento Original.
Para começar este não é um filme que viva das grandes interpretações dos seus actores, ninguem compromete, mas ninguem é realmente brilhante, a nomeação a Clooney parece ser mais devido à alteração fisica por que passou (engordou bastante para o papel, parecendo um homem banal e longe da imagem de sex symbol), do que propriamente a uma performance de destaque. Não conhecia o realizador, mas parecia-me ser um misto de Tony Scott, Michael Mann e Steven Soderbergh. Curiosamente Soderbergh é produtor executivo desta fita e Stephen Gaghan (o realizador) é o argumentista de Traffic. O enredo gira em torno de uma conspiração internacional que envolve grandes petrolíferas, o Estado americano e lutas de poder no Médio Oriente. As conclusões finais não são novas, os EUA influenciam, mentem, subornam, intimidam e matam para defender os seus interesses económicos. O formato tambem não, quatro personagens e quatro histórias aparentemente diferentes interligam-se. A forma fria e distante com que nos são dadas as situações afastaram-me de sentir algo, ou sequer me preocupar por aqueles personagens, fazendo com que passe em branco por todo o filme. Percebo quem goste mas, pessoalmente, não me disse nada...

P.S. - As imagens estão de volta!! :)

1 comentário:

Astor disse...

Eu fui ver o filme sem saber nada sobre ele. E juro que só passadas umas cenas com o senhor é que percebi quem era...

maravilhoso.

o final é realista... mas falta israel na conversa.