sexta-feira, março 03, 2006

Oscar Night

Domingo é dia dos Oscares, cerimónia de vista em todo o mundo onde a indústria cinematográfica americana premeia aqueles que dentro de si considera os melhores. Bem sei que os prémios não querem dizer nada e que a Academia tem uma longa história de enganos - basta dizer que no ano de Taxi Driver foi Rocky o eleito com o Oscar de Melhor Filme ou que Alfred Hitchcock nunca foi premiado - e se olharmos então para a última década a lista de disparates não acaba Shakespeare In Love como filme do ano, Julia Roberts com o Oscar por Erin Brockovich, Ron Howard como Melhor Realizador num ano que contava com por exemplo Ridley Scott, Robert Altman e David Lynch na lista de nomeados, o ostracismo de Tim Burton e por aí fora.
No entanto, e se esquecermos o ano passado com a apresentação do desastroso Chris Rock, os Oscares são sempre grandes espectaculos, normalmente com surpresas técnicas, estéticas e cómicas q.b., e representam o sentir da maior indústria de entertenimento do mundo num dado momento. Ao olharmos para o exemplo de Rocky podemos fazer uma análise cultural dos EUA nos anos 70 e como a história deste heroi improvável (que perde o combate caso não se lembrem) tocou num nervo emocional americano.
Este Domingo lá estarei, madrugada dentro a acompanhar o desenrolar dos acontecimentos num ano onde tudo parece já estar garantido.
Aqui fica a minha lista de favoritos à vitória (e não dos que eu gostava que ganhassem):
Melhor Filme - Brokeback Mountain
Melhor Realizador - Ang Lee: Brokeback Mountain
Melhor Actor Principal - Philip Seymour Hoffman - Capote
Melhor Actriz Principal - Reese Whitherspoon - Walk The Line
Melhor Argumento Original - Paul Haggis /Robert Moresco - Crash
Melhor Argumento Adaptado - Larry McMurtry / Diana Ossana - Brokeback Mountain
Melhor Actor Secundário - aqui tenho dúvidas entre George Clooney em Syriana ou Paul Giamatti em Cinderella Man
Melhor Actriz Secundária - Rachel Weisz - The Constant Gardener

5 comentários:

C. disse...

Eit!

"A lista de favoritos à vitória(e não dos que tu gostavas que ganhassem)" toda a gente sabe.
Era mais interessante saber a segunda. ;)

Varandas disse...

EXACTAMENTE!!!!! E tu, o que dizes?

Eu aposto no Munique para melhor filme, na Michelle Williams para melhor secundária, no Jake Gyllenhall para secundário e no Munique (de novo) para argumento adaptado. De resto, não consigo contrariar a lógica dos restantes favoritos... Abraço e bom serão!

Astor disse...

abraços ao Zé! :D

pinky disse...

mas que grande pontaria que tu tens! tirando o de melhor filme, foi exactamente isso, bem depois disto aconsehava-te a jogares no totoloto!

MPR disse...

Pinky, não foi ao calhas! :)