segunda-feira, março 20, 2006

Texto!

Finalmente texto! Aula de sábado em substituição da de terça próxima e finalmente trabalhamos a palavra! Começámos com um exercicio num circulo em que tinhamos que dizer a frase "Porque me sinto assim tão sozinho?", mas cada pessoa dizia uma palavra apenas, respirando e focando, sempre à procura da imagem que tal palavra nos transmitia. Foi aliás esta frase que serviu de fio condutor a toda a aula, não só para a busca de uma emotividade mas tambem para começarmos a aprender a respirar o texto, entender os seus tempos, pausas e espaços, por forma a não ser monocórdico e monótono. Em seguida repetição de gestos, iniciados pelo Thiago mas resolvidos por nós, e é incrivel como o mesmo gesto pode invocar sensações e um imaginário tão diverso dentro do grupo, nem um só se podia dizer igual, nem um só similar. Por fim a palavra, cada um de nós trouxe um texto e agora era a altura de o ler, de pé, em frente de toda a gente. A minha escolha foi "Noites Brancas" de Dostoievsky... Lentamente levantei-me, enfrentei o meu publico, olhei para o livro que tão bem conhecia, inspirei, foquei, coloquei o corpo em posição, e li... Como fluíu! Como me senti solto, livre, mas ao mesmo tempo completamente embrenhado no triste abandono daquele homem. Por instantes lia de cor, as os olhos lacrimejavam e toldavam-me a visão... Foi apenas um minuto... quando acabei sentei-me em silêncio, olhei de relance para o Thiago e nem pude acreditar... o rasto de uma lágrima escorria-lhe dos olhos... Por um momento senti que se pudesse fazer isto o resto da minha vida seria completamente feliz...

2 comentários:

deep disse...

Deve ter sido muito interessante...
Na minha próxima aula tb vamos trabalhar texto. Escolhi "Caranguejola" de Mário de Sá-Carneiro.

pinky disse...

verdadeiramente tocante, até eu a lêr fiquei com o coração apertado.
é bom descobrir gostos novos e nos descobrir, keep on the good work.