segunda-feira, março 06, 2006

Sem surpresas...até à surpresa final.

Foi na madrugada de ontem para hoje que foi feita a 78ª entrega dos Prémios da Academia de Artes e Ciências: os Óscares. Novo apresentador Jon Stewart, conhecido pelo seu trabalho no Daily Show, prometia comédia crítica e acutilante, desde o primeiro momento que não desiludiu. Com uma entrada onde brincava com a sua escolha para apresentar estes prémios e continuando ao longo da cerimónia a gozar consigo próprio, com a Academia e inclusivé com os temas mais sérios que iam aparecendo. Foi sem dúvida uma melhoria sobre a desgraça que Chris Rock fez o ano passado. De resto a cerimónia estava morna, as músicas não entusiasmavam, as montagens referentes a este ou aquele tema pareciam algo aleatórias e forçadas, quase como se existissem apenas para queimar tempo(Jon Stewart a dada altura vira-se para a câmara e diz "já não temos clips, acabaram-se os clips,por favor, se têm clips em casa enviem-nos, seja sobre que tema for, não importa se é em beta!). Os prémios eram os esperados, os vencedores antecipados subiam a palco para recebê-los como se soubessem de antemão que eram os vencedores e aquilo se tratasse apenas de uma formalidade. Eis senão quando chega o prémio de Melhor Filme. Eu estava confesso, sonolento e já meio cambaleante portanto quando anunciaram Crash como o vencedor demorei alguns segundos a processar a informação. Foi a grande surpresa da noite e a consagração de Paul Haggis, que já tinha levado o Oscar por melhor Argumento Original este ano após ter sido graciado com uma nomeação o ano passado por Million Dollar Baby.
A escolha surpreende, mas o buzz em Hollywood indicava que esta era uma forte possibilidade, até para a Academia se demarcar um pouco dos outros prémios. Pessoalmente acho imerecido, dos 5 candidatos ao Oscar vi 3 e este é o pior do trio, começa bem, o tema é interessante, mas segue uma linha de diversas histórias onde todos são o que não parecem tornado-se portanto algo repetitivo e com esforço colossal de ligar todos os personagens no fim,de uma forma por vezes demasiado rebuscada.

PS - Em comentários ao meu post anterior pediram-me para dizer quais os filmes que eu gostava que ganhassem.Como não vi todos os nomeados esse é um exercicio que ainda não estou em condições de fazer... Para lista completa de vencedores ir aqui.

2 comentários:

Anónimo disse...

Eu ADOOOOOROOOO os Óscares!é uma noite sempre surpreendente e emocionante!ontem foi mais uma noite assim... vi todos os filmes que estavam nomeados para Melhor Filme à excepção do Crash.AZAR!!

A única coisa que me irrita em relação aos Óscares é a reacção pseudo intelectual que algumas pessoas me têm demonstrado em relação a estes premios.QUERIAM NÃO QUERIAM?!

Varandas disse...

MPR, o que te posso dizer é que este post é quase linha por linha o que eu teria escrito. Também passei a cerimónia quase toda sonolento até ao "choque" final. Até o Jack Nicholson estranhou... :-)

Também não me parece ter sido uma boa escolha, pois se é mais envolvente e interessante que brokeback mountain, não é melhor filme que Munich, de certeza... mas ok, é a minha opinião.

De resto, a colagem de Crash a Magnolia é quase impossível de passar despercebida, havendo em Magnolia a vantagem de as histórias terem todas uma consistência que as de Crash acabam, efectivamente, por ir perdendo durante o filme...

No fundo, agradou-me que Brokeback não tivesse ganho, mas Crash não era o meu candidato.

Quero só realçar como pontos altos o Jon Stewart (que já calculava que se mostrasse à altura...), o sentido de humor do velhote (???) Robert Altman, da sequência dos filmes de cowboys gays e do discurso visivelmente emocionado de Hoffman.

Em contrapartida, não gostei de algumas sequências enormes e sem sentido, da Dolly Parton (ainda é viva e com um diâmetro de cintura maior do que o de cada mama), dos 3-6-mafia terem ganho um óscar (credo!), do discurso ultra-falso e ultra-irritante da Reese Witherspoon e de se terem esquecido, mais uma vez, de Tim Burton...
Estamos mesmo a precisar de uns copos, já ando a escrever demais!!!

Abraço!