domingo, setembro 04, 2005

Duas Duplas

Ontem antes de ir jantar com uns amigos a Setubal passei pela Fnac do Chiado para fazer a minha compra mensal (pois é... tão mal de finanças que preciso controlar até os CD's). Ia com uma hipótese: Joanna Newsom. Ouvi diversos albuns e escolhi dois. A já referenciada Newsom e o último albun de Goldfrapp. Apesar de estarem na mesma vaga categoria de "Musica Alternativa" os dois são completamente diferentes. "The Mylk Eyed Mender" é um disco calmo, com uma mistura fantástica da voz aguda de Joanna e a melodia da sua harpa. Já "Supernature " é uma fusão sonóra profunda, um estilo mais electrónico e pesado, mas realmente potente e original. Na memória auditiva fica-me um fantástico "You Never Know", quarta faixa do CD. Obviamente o tempo é fundamental para uma opinião mais fundamentada, mas ambos me parecem uma excelente compra.
Hoje à tarde fui a mais uma sessão dupla de cinema. Com tanta coisa para ver escolhi os dois filmes que mais jeito dessem do ponto de vista do horário, no Monumental. Calhou-me Land Of The Dead de George Romero e The Hitchhiker's Guide to the Galaxy, baseado num famoso livro cómico de ficção cientifica.
No primeiro Romero completa o seu ultimo filme sobre zombies (o quarto). As ligações a Carpenter e consequentemente a Hawks são óbvias. Rio Bravo, Assalto à 13ª Esquadra e posteriormente Os Fantasmas de Marte são referências primeiras. No entanto Romero consegue criar uma ligação ao estado de paranoia geral que se vive nos E.U.A., é o mal que vem de fora a atacar uma super-protegida sociedade de luxo, onde as diferenças sociais são acentuadas, e a revolta social eminente. Existe uma humanização dos mortos-vivos e uma demonização dos humanos, em que os truques baratos que os últimos usavam para enganar os primeiros deixam de funcionar. Estes agora pensam e agem em conjunto, apesar de ambos procurarem o mesmo, apenas um sitio onde estar. A frase fabulosa "Sky Flowers don't work anymore!" que um dos personagens diz ao se aperceber da evolução dos seres maléficos resume tudo. Um filme interessante com a dose necessária de gore a uma produção de Romero.
Já "Á Boleia pela Galáxia" é uma comédia non-sense sobre um homem que apanha boleia para fora do planeta Terra momentos antes de este ser destruido para dar caminho a uma auto-estrada inter-galáctica. O filme tem momentos de loucura absoluta, com uma produçãototalmente inglesa (alguns dos actores serão reconhecidos da melhor brit-com que por cá passa). Acredito que os livros sejam mais elaborados (como sempre) mas a pelicula aguenta-se bem nos seus próprios méritos. Afinal, quem não quereria sair deste grão de areia e viajar pelo Universo nos braços do amor da sua vida?

3 comentários:

Pastilhas Júnior disse...

Não devias ter terminado assim a escrita... ;)
Vi esta madrugada o Hitchiker's e derivado da hora a que o vi posso concluir que é agradável num domingo à tarde. Além de que o vi sem legendas e assim pude prestar bastante atenção às sátiras britânicas. É engraçado, vê-se bem e relaxa.
Mas também acredito que os livros sejam substancialmente melhores.

Anónimo disse...

Todos os livros são melhores que os filmes!! Pelo menos os que li e não foram poucos!! Qual é o mal de acabar assim a escrita? Quem não gostaria de viajar pelo Universo com o amor da sua vida? Eu adorava... (mas primeiro tenho que arranjar esse amor :( )

Pastilhas Júnior disse...

Não tem mal nenhum. Pelo contrário até.
Depois de veres o filme vais perceber o que quero dizer...
Não podes arranjar esse amor, esse tipo de amor não se arranja. Apenas, e só, acontece. Mais tarde, mais cedo... Não se pode é fugir dele.