terça-feira, setembro 13, 2005

Odores


Na volta do almoço, no meio de um calor incomodativo que hoje se abateu sobre Lisboa, passei por uma senhora que cheirava distintamente a insecticida. Não creio que fosse por defeito profissional, ou por ter estado a desinfestar a casa, mas porque comprou um perfume que cheira a Raid Casa e Plantas. O pior é que se borrifou abundantemente com a mistela produzindo um odor intragável. Não consegui disfarçar uma careta de desgosto, que espero ninguem ter reparado. Na verdade o que é que passa pela cabeça de uma pessoa para por aquilo no corpo? Qual é a ideia? Mais valia o cheirinho a sabão azul e pronto, assunto arrumado. É como as senhoras que tomam banho em essência de flores, perfumes muito doces e enjoativos, adocicados até não puder mais. Ao entrar no eleveador podemos afirmar com certeza que a vizinha do quarto andar chegou a casa há pelo menos dez minutos. São capazes de destruir uma ida ao cinema, só pela agressão às nossas pobres narinas.
Ou os pseudo-executivos de fatinho encharcados em Old Spice marado, realmente convencidos que aquilo dá cheiro a homem! Argh! Sabãozinho azul e desodorizante neutro que é para jogar pelo seguro!
Sempre fui muito consciente dos cheiros, a primeira impressão que tenho de alguem é muito condicionada pelo odor. Na verdade pode-se dizer muito sobre a vida de alguem, até mesmo da personalidade apenas com o nosso nariz. E sempre me fez muita confusão o desleixo a que algumas pessoa se deixam levar. Mas mal por mal, às vezes prefiro o cheiro a suor, esse aroma invasivo que se evapora de muito corpinho transpirado, do que as mistelas que se põem para o disfarçar.
Raid Casa e Plantas... espero que ao menos não seja mordida por mosquitos!

7 comentários:

Mary Mary disse...

Ando que aqui a soprar umas coisas e sempre atenta aos meus sonhos e aos teus sopros e tu não sonhas nada?
Cheiras mal... :P
Falando agora a sério, realmente há pessoas que não têm noção nenhuma... Só de pensar naquelas idosas que tomam banho em perfume, que horror... Que imagem e que cheiro! Brrrr...
Já leste o Perfume? Sem dúvida um livro a não perder,especialmente pela maneira como ele descreve os cheiros, até se sente... Que maravilha!!
Acho que vou soprar para outras bandas... :P

Pastilhas Júnior disse...

Excelente referência Mary!!!
Livro fantástico. Aprende-se bastante sobre os diversos odores que "circulam" por aí. Existem partes deste post que relembram, e bem, esse fantástico livro de Patrick Suskind. E está a ser feito o .

Pastilhas Júnior disse...

Sorry. A tag não funcionou.

O Perfume.>

Anónimo disse...

Naftalina vs. Old Spice

Pois é Miguel, há certos momentos na vida de todos nós em que vem ao de cima o arrependimento de se ter recorrido à septoplastia e remoção de cornetos... Há mesmo cheiros, odores, certas "sensações" que devem ser evitadas a todo o custo.

(O texto que se segue deve ser lido ao mesmo tempo que deixa o subsconsciente cantarolar a Carmina Burana de Carl Orff - tan tan tan tan tum...)

Da naftalina não falo mais, pois apesar de ter um cheiro característico a velha que usa um "vison" de coelha pelada, retirado de uma arca que estava há 30 anos num sotão de uma casa em Alfornelos de Cima, é um cheiro com utilidade pois afasta traças, assaltantes e afins. Por isso, naftalina, cheiras mal mas és útil. Tens o nosso reconhecimento.

Agora é que vem a parte pior. (Acelerar o ritmo do tan tan tan tan tum...)

OLD SPICE

Relativamente a este assunto há muito que dizer. Mas não há tempo.

Factos verídicos: Old Spice aumentou as suas vendas durante a 2ª Grande Guerra com fortes campanhas de marketing que "mostravam" os soldados americanos com o "odor" além fronteiras.

O que ninguém sabe é que isto foi o início das conhecidas armas químicas. Aos poucos, dia-a-dia, cada soldado recebia uma pequena dose de Old Spice por aplicação tópica. À terceira aplicação partes da sua memória e capacidade de olfacto já estavam fortemente comprometidas. Assim, segundo após segundo, mais doses eram auto-admnistradas. Claro que o inimigo não aguentou... como sabemos.

O próprio Saddam foi descoberto no buraco (anos depois, claro!) devido ao forte aroma old spicyzado...

E agora à la Google Earth rumemos a casa, a Portugal.
O fenómeno pegou e ao que parece está para ficar (e não não falo da moda do pisca pisca). Não há pai de família que se preze que não recorra a dose diárias, mal racionadas, do oldie.

Percebe-se que queiram afastar as esposas (que dois meses depois do casamento já tinham mais 50kg), os filhos que berram o dia inteiro e a sopeira romena que às escondidas rouba moedas de 2€ dos bolsos.
Eu percebo as razões, entendo os dramas de todos, mas por favor... suplico... não subam no mesmo elevador que eu!

(Repetir tan tan tan tan tum duas vezes e parar)

MPR disse...

BRILHANTE!!! Absolutamente brilhante! Em grande B!

Varandas disse...

Comcordo, muito bem escrito. "Naftalina, cheiras mal mas é útil". Tens o nosso reconhecimento" :-D

Varandas disse...

Xi... k prego... "CONCORDO", claro - quem me conhece sabe k a culpa foi do teclado... :-)