quinta-feira, setembro 29, 2005

Trânsito


Hoje estava a caminho do emprego e, antecipando uma longa viagem, equipei-me com Pink Floyd, que cada música dura meia hora e ainda por cima era um albúm duplo. Mal ouvi a primeira canção e já estava a chegar bem perto do trabalho. Estranhei, visto que ainda há dois dias tinha demorado hora e meia para atravessar a cidade. Hora e meia! Num percurso que à hora de almoço demoro 15 a 20 minutos! Hora e meia! Só o som já me tira do sério... HORA... E... MEIA!!! Eu não sou uma pessoa violenta, a última vez que me meti à pancada com alguém estava no 6º ano. Mas a única coisa que eu pensava era "Ainda bem que não neva neste país." Sim, porque se eu tivesse uma pá de neve no carro havia mortos de certeza! O tempo arrastava-se como lâminas pelo corpo. E nunca mais o raio da fila andava! Tentei fugir por todos os lados, mas fugir do trânsito é como querer correr mais depressa que o vento... o pessoal sonha, mas é inútil. Parecia que toda a gente se achava mais inteligente que eu, ou melhor toda a gente conhecia um segredo que me era estranho, porque todas as filas e todos os sentidos de trânsito andavam mais depressa que aqui o "je". Hora...e...mei...a!!! A música que tocava começou a irritar-me: "Siete horas corriendo por la ciudad..." A correr pela cidade? A CORRER? Sim na verdade mais valia ir a pé, se fosse a correr chegava mais depressa e ainda poupava uma pipa de massa na gasolina, no parque e... no ginásio! Passo a passo ia lentamente avançando. De repente, um inteligente, que de certeza chegará a ministro, tentou meter-se à minha frente. Avancei com o carro o mais que pude e olhei para ele. Não sei que raio de cara pus, mas ele travou o mais que pode, esperou que eu passasse e encostou atrás de mim. Olhando pelo retrovisor só o via a abanar a cabeça de um lado para o outro como que a dizer que não a um personagem invisivel que se sentasse do seu lado. Cheguei quase uma hora atrasado ao escritório.Já hoje... 15 minutos. Assunto arrumado!Com as autárquicas à porta já sei como votar. Vou escolher o candidato que me prometa que sabe prever o trânsito. Prever, que essa história do resolver é cantiga para embalar crianças, mas prever é que era! Artes mágicas, bolas de cristal, cartas o que queiram mas arranjem maneira de prever. O que se poupava! Gasolina, preço descia pela primeira vez em meses devido à baixa brusca de consumo, taxa de doentes mentais e homicidas reduzida para metade, redução das consultas de fisioterapia devido ao stress acumulado, aumento da taxa de natalidade, aumento da produtividade das empresas, maior concentração e gosto pelas artes e cultura, desenvolvimento social, económico, cultural, enfim, o fim para a crise! Era um novo paí. O Bush nasceu assim porquê? Horas no trânsito. A televisão que temos? Horas no trânsito? Castelo Branco? Deve ter nascido na IC19 num dia de obras e com acidentes múltiplos! Cancro, SIDA, stress-pós traumático? Trânsito, trânsito, trânsito!E não é que ainda ninguém percebeu isso? Prever, prever é que é... Como as vacinas vá...

4 comentários:

Anónimo disse...

Nessa manhã também eu sofri como não sofria há muito tempo...

Pelo menos dessa forma...

Moro eu na zona de Alcântara - claro que não especifico o local exacto para evitar esperas à porta de casa - e costumo apanhar (salvo seja!) a Av. de Ceuta, ora depois é só seguir pela esquerda e subir para cima como quem segue no EIXO NS, sair na saída da Emb. EUA, descer as Forças Armadas e colar à direita e é logo ali...

Usualmente demoro uns 15 a 20 minutos, pautados por uma condução agressiva mas com classe. Um misto de Alonso com Kelly nas curvas...

Ora nesse dia demorei 1h 15 min e ia desesperando. Os locutores da Oxigénio bem que podiam ter sido mais animadores, mas não, não foram. A TSF repetiu o bloco das 9 às 10... Isto só para verem como eu sofri... Deu ainda para ouvir o Immaculate Colection 3 vezes e o Hung Up pirateado umas 10...

Cheguei tão tarde ao trabalho que até me disseram que estava mais alto...

Enfim... já encomendei o meu Hummer e agora é que vão ver! Ou saiem da minha frente ou há carta verde no capot...

Depois as nuvens do trânsito dissiparam-se, o sol brilhou e o pau de canela foi mordiscado... não por mim claro...

Tudo acabou em bem. Saí do trabalho perto das 20.30, fui a casa tirar o fato (só demorei 20 min a chegar a casa) e fui jantar a uma pizzaria perto do ECI. - Recomendo!

Depois voltei para casa, fui dormir e sonhei com carros, carrinhas, motas, motoretas, lambretas... Diz-se mota ou moto?!

Anónimo disse...

dá-te para ter piada quando tens nervos. não consigo ter pena, diverti me tanto a ler o teu drama que só te posso desejar mais alguns!

Mary Mary disse...

Ai trânsito... Não sei o que isso é... Agora ando de carro mas como saio de casa às 7:20 e chego às 7:30 à faculdade não tenho esse desespero...
Quando já não andar de carro, ando no belo do metro!!!
Imagino o teu ódio e a quantidade de palavras proferidas nessa viagem... :p

Mary Mary disse...

Esqueci-me de dizer uma coisa...
E uma fotozinha a demonstrar o ódio com que estavas? Não tem nada... :(
Posta lá uma foto... :P