quinta-feira, setembro 08, 2005

Plan 9 From Outer Space


Amanhã à noite vou à cinemateca ver um filme inserido num ciclo de zombies chamado "Plan 9 From Outer Space". Ao contrário do que seria de esperar não vou ver a fita com esperança de ter medo ou sequer ver um bom filme. É exactamente o oposto, espero talvez rir-me um pouco e encontrar das piores coisas que se fizeram na sétima arte. É que Ed Wood é considerado o pior realizador de todos os tempos e este é o expoente máximo da sua obra.
Wood era um apaixonado pelo cinema e um ingénuo, acreditando realmente que estava a concretizar peças para a posteridade. Curiosamente tinha razão pelos motivos errados. O seu trabalho é até hoje visionado, editado, publicado e revisto. Foi inclusivé inspiração para uma pelicula perturbada do genial Tim Burton.
A questão que se levanta é como? Como é possivel alguem que falha de tal maneira naquilo que faz, ser várias décadas depois referenciado numa cinemateca? Talvez porque a mediocridade nunca prospera apenas nos lembramos daqueles que se excederam, neste caso um excesso profundamente negativo. Não é todos os dias que alguem é considerado o PIOR do mundo em qualquer coisa.
Ou será pela ingenuidade, pela dedicação? Na verdade Ed Wood não queria ser o pior, ele almejava ser o melhor. Não é um Cebola Mole do cinema, não é uma sátira. É alguem que se empenhou, dedicou uma vida. E esse tipo de paixão normalmente é recordada...

Sem comentários: