segunda-feira, setembro 12, 2005

Comidas...


Tenho a mania que não cozinho mal. Aliás sempre que vou passar férias sem ser com os papás acabo por ter a tarefa de cozinheiro. Com raras exepções sempre fiz coisas comestiveis e ainda ninguem foi parar ao hospital... por enquanto!
No outro dia resolvi grelhar umas coxas de frango em casa. Temperei-as e cozinhei-as. Como não sou completamente atado pu-las em lume brando. Aquilo não são bifes, demoram muito tempo, e não queria deixar queimar. Fiz uns cortes na carne (dica de uma amiga) e fui dando a devida atenção ao processo.
A carne estava tenra, no ponto, a pele estaladiça e bem grelhada. Mas não sabia a nada! Zero! O tempêro tinha sido uma desgraça. Foi então que me bateu, eu até tenho jeito mas há coisas básicas que não sei fazer! Seguir uma receita não constitui problema, mas o dia a dia não pode ser feito de receitas e comida de congelador. E com a casa practicamente pronta, este torna-se num problema grave.
Pedi então auxilio à maior entidade neste dominio. A sumidade máxima. A minha mãe! E a partir de hoje vou ter lições prácticas de comida básica. Vou começar com carne picada para lasanha, bolonhesa e outros prácticos pratos. Já aprendi tortelinis. Todas as semanas um prato diferente. É uma questão básica de sobrevivência. Pelos menos mão penso que tenho (quem já comeu o que cozinho que diga de sua justiça), agora falta o saber fazer. Depois convido-vos para lá irem experimentar.

10 comentários:

Mary Mary disse...

De vez em quando umas coisitas salgaditas... :P
Cozinhas muito bem mas a tua mãe é um espanto... Que saudades das taças... Já me estou a lambuzar toda... :P
Nada como aprender coisas novas, básicas e essenciais para sobreviver. Por isso é que só sei fazer doces, vou viver de doces... Já me estou a lambuzar outra vez... :P
Bem vou comprar um chocolate ao café e pensar nas sobremesas que irei aprender a fazer e comê-las a seguir...

Anónimo disse...

Que prato! Até dá vontade de comer... Andas a aprender a fazer isto? Que maravilha...
Espero um dia comer estes pratos...

Pastilhas Júnior disse...

Hum...
Está decidido!!!
Vou a Lisboa!!! :D
Mais não seja, para experimentar um desses pratos.
Levo a "pomada".

Anónimo disse...

Tortelinis...hum...
Tu vai aprendendo, eu nao me importo de servir de cobaia!!!;) Mas também tens de ser uma das minhas... Depois podemos trocar receitas!:P
Uma fácil de experimentares (e optima!!!) é a paella.
Já agora...axo k o meu pai ficou surpreendido com o bacalhau à Zé do Pipo do outro dia...correu tudo bem, toda a gente sobreviveu!:D

MPR disse...

Não há problema nenhum... Quem quiser pode trazer a comidinha de casa, e Fana, se queres ser cobaia... compra muito Alka-Seltzer!

Pastilhas Júnior disse...

Pastilhas?!?!?!
Alguém falou em levar-me pra onde?
Mau...

Anónimo disse...

Os amigos são para isto:


Fígado de Coentrada com leite coalhado

Ingredientes:
600 gr de fígado de porco
3 dentes de alho
1 molho de coentros
4 colheres de sopa de azeite
2 colheres de vinagre
sal
pimenta
20dcl de leite coalhado

Preparação:
Corta-se o fígado aos quadrados com o porco ainda vivo. Tempera-se com sal e põe-se a grelhar em lume brando. Grelha-se o fígado uniformemente e de modo a ficar bem grelhado. Depois coloca-se numa travessa e tempera-se com os alhos e os coentros bem picados, o azeite e o vinagre. Junta-se um pouco de pimenta. Rega-se com leite coalhado.

Tempo de preparação: menos de uma hora.

MPR disse...

Muito obrigado. Vou só precisar de ajuda para alguem segurar no porco...

Varandas disse...

Anteontem fui tomar café com um velho amigo. Um amigo que vive longe em termos geográficos, mas que tem estado sempre perto em todos os outros aspectos. Já nos conhecemos há vários anos, mas é sempre engraçado recordar bons e maus momentos e fazer um “ponto de situação” regularmente.

É ainda mais interessante verificar que depois de tantas voltas, de tantos anos, acabámos por chagar a um ponto em que temos várias situações em comum. A estabilidade e a felicidade não duram para sempre nem nunca devem ser dados adquiridos. Há momentos bons e momentos maus, momentos de maior e menor duração. Mas a vida é, e sempre será, uma busca por algo mais. E de forma algo inesperada, tanto eu como o meu amigo nos vimos a braços com uma fase pela qual já não esperávamos ter que passar…

Há que arregaçar as mangas e encarar mais este desafio, não é, camarada?


Já agora…era mais ou menos disto que eu estava à espera… CULINÁRIA!?!?!?!?!!?!?!?!? Depois queres que eu comente os teus posts… É só “estive com uma amiga, estive com outra amiga, e outra amiga”… e os amigos HOMENS???????

MPR disse...

Os amigos homens tás cá tu! Pronto eu tenho mais amigas que amigos, sempre tive, e isso só atesta à qualidade dos poucos amigos homens que tenho. É assim camarada, em frente é que é o caminho, e a felicidade encontra-se quando menos se espera! Um grande abraço!