sexta-feira, setembro 23, 2005

Pauzinhos de canela e chocolate...


Hoje é um dia absolutamente histórico! Pela primeira vez na sua curta vida o Sopros vai publicar uma colaboração externa, abrindo as portas a todos. A estreante é a Kattaryna (não confundir com o furacão apesar de tudo...), que inaugura este espaço a quem queira participar na construção de um blog plural. (vide o e-mail que foi criado).
Sem mais demoras deixo aqui o texto:

"Chocolate and cinnamon delight…

1)É verdade que há muita gente que adora chocolate ou odeia...este texto é para vocês verdadeiros apreciadores de chocolate, pois só vocês poderão compreender a verdadeira essência deste texto. Siiiiiiiim só vocês!
Eu fico maravilhada e cada vez mais maravilhada com as qualidades de chocolate que vou encontrando ao longo da minha vida...é óbvio que aquele original de leite é o REI ABSOLUTISTA e dificilmente poderá ser destronado, o facto é que há muitas regiões com qualidades diferentes de chocolate e formas peculiares de fazer chocolate. No outro dia (e já é a 2ª vez que conto isto) estava a ver um senhor na tv e ,esta imagem irá marcar-me para sempre, nos Pirinéus a fazer chocolate com 1 receita secretissima que só ele conhecia. AMIGOS!!!aquele chocolate que ele estava a deitar de uma forma rudimentar para o tabuleiro e ao qual juntou umas amêndoas era de vocês suplicarem por aquilo.
Ainda agora estive em Espanha na Cantabria uma terra cheia de vaquinhas e leite e lá estava mais uma região cheia de chocolate. Chocolates com sabores que nunca tinha visto. Chocolate...chocolate. Na minha opinião não há nada que se compare ao momento em que pomos um quadradinho na boca, deixamos derreter, e por momentos....hmmmm...a felicidade absoluta!

2) Um prazer desconhecido para alguns e conhecido para outros é o pauzinho de canela. Tudo faz parte de um ritual de ida a certos cafés onde nós apreciadores ao ao extremo do pauzinho de canela vemos horas de entretenimento extra ao ver os ditos.
1º Mexe-se o café com o pauzinho o suficiente para amolecer ligeiramente e depois enquanto as pessoas com quem fomos tomar café conversam animadamente conosco começamos a mordiscar o pauzinho lentamente por fora. E podem alguns estar a perguntar: mas a que sabe a parte de fora? A parte de fora pode saber um bocadinho a café e de resto o sabor não é grande coisa. Entretanto enquanto se mordisca lentamente até ao interior começa ao chegar-nos à boca um néctar de canela com 1 sabor adocicado vindo dos céus. Isto é o que nos leva a morder incessantemente todo o pauzinho de canela até ao fim! O único inconveniente são os bocadinhos que temos de estar sempre a tirar da boca e depois se colam em todo o lado... De resto são muitos momentos incessante prazer!!!!"

3 comentários:

Mary Mary disse...

Bem Kattaryna definitavamente arranjei uma amiga... :P
Sou gulosa até à última casa, não passo sem um chocolate por dia... Tem que ser, o meu organismo precisa disso... Já me estou a lambuzar...
Em relação à canela simplesmente adoro tudo o que tenha canela, os pauzinhos, pastilhas, rebuçados, cereais e até smints...
Chocolate e canela que maravilha...

Anónimo disse...

Ponto 1 não li...
Ponto 2 soa-me a plágio...

Miguel,
Tenho andado por fora das lides internéticas, mas felicito-te por abirires o teu blog a parcerias externas. Prometo que um destes dias terás um texto inédito by B.

Quanto a esta participação tenho o seguinte a dizer:

Ponto 1)

Não li, pois logo no primeiro parágrafo sou remetido para o ponto 2). É pena ainda persistirem virtuais discriminadores que não permitem o livre acesso a um blog...
Já agora, o que dizia o ponto 1?!

Ponto 2)

Li todo, reli todo e ainda li todo mais uma vez - para compensar o ponto 1.

Logo desde a primeira linha o texto pareceu-me familiar, algo plagiado, algo de não novo, algo de como que uma sensação de absorção, mas ao contrário!
E só depois se fez luz! Era eu um moço de 35 anos ainda, afincado defensor dos printed materials, amigo do peito de uma famosa musa artística de seu nome Gina, que fazia revistas a cores, ilustradas sem malícia e pejadas de textos únicos, arrojados e divertidos. Era eu um puto...

Ora bem, aqui é que tudo se complica, pois frases e frases sem conta (do ponto 2 da parceria externa) fazem parte do vasto e completo arquivo de textos da referida publicação.

O único vocábulo que é acrescentado, numa frustrada tentativa de ilusão de originalidade, é "canela"...

Leitores da Gina, manifestem-se contra a deturpação da realidade!

ANEXOS Frases do ponto dois (algumas) com o tal vocábulo acrescentado

"Um prazer desconhecido para alguns e conhecido para outros é o pauzinho de canela."

"...começamos a mordiscar o pauzinho lentamente por fora..."

"...a que sabe a parte de fora?..."

"...enquanto se mordisca lentamente até ao interior começa ao chegar-nos à boca um néctar de canela com 1 sabor adocicado vindo dos céus."

"O único inconveniente são os bocadinhos que temos de estar sempre a tirar da boca e depois se colam em todo o lado..."

Lamentável...

MPR disse...

GINA!!! Daí aquilo me parecer tão familiar!!!! Brilhante... Só mesmo um tipo tão letrado nesta literatura para se lembrar!!!