sábado, setembro 17, 2005

Amizades... as velhas e as novas.


Ontem no início de uma bela noite, uma amiga minha virou-se para mim e com um tom de admiração disse "Miguel, estamos a ficar intimos!". A exclamação, seguida de risos, não era destituida de senso. Na verdade estamos a ficar bons amigos. Nada de estranho neste capítulo, tenho um grupo restrito mas importante de bons amigos, a questão é que apenas nos conhecemos há poucas semanas. Mas não parece importar, criámos uma empatia e estamos a cimentar uma relação que desconfio se tornará duradoura.
Ontem conheci outra pessoa. E, mistério inexplicável, ficámos à conversa até altas horas na madrugada. Outra pessoa com quem, sem saber porquê, tenho uma facilidade inusitada de conversação, um à vontade se calhar incomum. Tenho tido sem dúvida sorte nas pessoas que a vida tem posto à minha volta.
A questão que se levanta é porquê? Porque carga de água há pessoas com quem se criam laços rápidamente e outras com quem não se faz ligação? Não tem a ver com passado ou percurso de vida,conheço pessoas que vêm do mesmo sitio que eu, trabalham na mesma área, vieram da mesma faculdade ou com quem partilho até amigos em comum e mesmo assim não passam de conhecimentos de ocasião. Interesses idênticos talvez? Também não. Não é por alguém gostar de cinema, de teatro ou seja do que for, que se cria amizade. Não é por tendência politica ou inclinação religiosa, tenho grandes amigos que não partilham as minhas escolhas nesse ponto.
O que é então? O que é que liga duas pessoas? E até que ponto é que essa ligação faz uma amizade,ou seja, o que é mais importante, o que se sente ou a história passada? É que realmente há pessoas que no dia em que as conheci senti que as conhecia há anos...

6 comentários:

Anónimo disse...

eu também desconfio que vai que, esta amizade recente, está para durar,...só temos de resolver uma ou outra questão...hmm, tipo aquela dos três beijinhos! :~)

MPR disse...

Os três beijinhos estão para durar. Como disse uma vez uma amiga minha, já são um mito urbano! :D
Mas desconfio que isso não vai ser grande impedimento...

Mary Mary disse...

Nada como as amizades, sejam novas ou velhas ou até mesmo reencontradas!
É uma coisa inexplicável que acontece mas é tão bom! Ter amigos com quem conversar e não dar pelo tempo a passar e ter pena de os deixar!
Quantas vezes sentada num café logo a seguir ao almoço e dura até ao jantar. Quantas vezes um cafezinho rápido a seguir ao jantar e dura até de madrugada!
Não há nada como os amigos...

Varandas disse...

Sublinho o comentário todo de MC. Assim não custa tanto dizer... :-D

Anónimo disse...

Que noite cheia de surpresas, aquela!
Curiosamente, não te conheço para estar aqui a fazer comentários, mas, agora analisando, não há nada como a espontaneidade de cada um para nos tornarmos + autênticos... é talvez o caminho + seguro para nunca perdermos os Amigos de "vista". Ainda que com 6 beijinhos (3 à entrada + 3 à saída!)...

Anónimo disse...

Sublinho todos os comentários que estão aqui escritos!
Amizades novas ou velhas são sempre boas...