sexta-feira, fevereiro 17, 2006

Aprofundamento

Segunda aula de workshop. Desta vez com mais um elemento que eu já tinha conhecido do meu atelier de teatro anterior. Somos sete, finalmente sete, seis alunos e o Thiago. Seis alunos permite trabalho a pares e sete... bem sete é o meu numero de eleição portanto creio ser perfeito.
Começa a noite com uma conversa descontraida, sentados no chão, ainda antes da aula, o Thiago começa a falar de algo que ele está a escrever e diz ter descoberto o problema das dificuldades de relacionamento entre Homens e Mulheres: Deus! Gera-se a discussão, a conversa solta-se entre amor, casamento, Adão e Eva, compromisso, sexo, relações humanas, constragimentos sociais e expectativas. Ao fim de meia hora o Thiago diz: "Agora pensem em tudo o que foi dito aqui, que eu não vou dizer o nome devido à multiplicidade de temas, e tragam na proxima aula textos e um objecto pessoal sobre o assunto." Sem o saber a aula tinha já começado...
Foi o momento de aprofundar aquilo que se tinha descoberto há uma semana, de controlar e focalizar, de descobrir cada vez mais o papel fundamental da respiração no controlo emocional, no esvaziar da mente, no entrar num estado alternativo de consciencia que nos permite desenvolver o trabalho como actor. Mais um pequeno passo, segundo numa caminhada de pelo menos meio ano.
No entanto, algo que parece tão simples, respirar, já está a encontrar fortes resistências por parte de alguns elementos do grupo. Posições cépticas, de renúncia, objecções quanto à capacidade de efectuar os exercicios, quanto ao espaço onde se faz o workshop, aos comandos dados, tonturas que se sentem durante a respiração, tudo mecanismos de defesa que uma das pessoas activa por sentir algo incomum, invulgar, por se ver a entrar num patamar onde as emoções podem não ser controladas tão facilmente, ou pior, entrar em contacto com elas, aprender a senti-las, manusea-las, enfrentá-las em vez de se resguardar numa capa de indiferença. Só significa que estamos a ir na direcção certa... e apenas na segunda aula...

3 comentários:

Abelhinha disse...

Estou ansiosa para saber quem é que leva o quê...

Já sabes o que vais levar? Eu ainda não.

Anónimo disse...

Tão simples como respirar calma e tranquilamente... pode ser a melhor forma de nos ouvirmos e de sentir, deixar as emoções virem ao de cima...inspiro e deixo o ar entar no meu corpo e mente, quando expiro deixo sair todas as pressões...!!é verdade ajuda-me a relaxar e a deixar ouvir o que vai cá dentro, só de me concentrar no simples facto de respirar... Gostei do post, identifico-me com o que dizes.

pinky disse...

essas aulas estam a ficar intensas e cada x mais interessanres! esse sim, parece-me um prof interessado e brilhante!
é engraçado observar as diversas reacções das pessoas face ao desconhecido.