sexta-feira, fevereiro 24, 2006

Before Sunset

Há quase uma década vi um filme chamado Antes do Amanhecer, realizador desconhecido e com um rapazinho que eu conhecia apenas do Clube dos Poetas Mortos, Ethan Hawke. Era uma pequena produção, uma história de amor de final indeterminado acerca de dois jovens que se conhecem numa viagem de comboio através da europa.
Before Sunset - Antes do Anoitecer, é a continuação desse filme, dez anos mais tarde, quando os dois se reencontram em Paris, por mero acaso.
É desde já uma delícia poder gozar da simplicidade de dois actores e uma câmara em suave deambulamento pela cidade. Ambos envelheceram e isso vê-se, não é maquilhagem, nem efeito, os actores realmente envelheceram ao ritmo dos personagens que encarnam, ganharam traços, até algumas rugas, ganharam vidas e passado, história e arrependimentos. Nenhum dos dois é já um sonhador apaixonado, apesar de, no fundo, nunca terem desistido do amor. É tocante acompanhar este reencontro, ver como uma noite pode ter um impacto tão marcante na vida de alguem, redescobrir velhos conhecidos com uma cumplicidade nunca perdida. É reconfortante saber que há actores capazes de um à-vontade, de uma naturalidade, uma descontração, sem no entanto serem superficiais nas emoções que transparecem, nem lineares na sua evolução. É bom saber que há quem queira e saiba escrever diálogos que nos prendem e cativam, sem grandes divagações ou excessos dramáticos.
Before Sunset é um projecto de conjunto e de um cunho intimista, pessoal, é confortável como uma noite em casa de velhos amigos de sempre... Sejam bem-vindos...

7 comentários:

pinky disse...

filmes maravilhosos!
o 1º vi-o e revi-o aí umas 4xs, lindo, despojado e surpreendente, o 2º ainda só o vi 1x mas vou revê-lo de certeza.
ambos são a prova de que basta uma boa história, e dois bons actores para se fazer filmes extraordinários!

deep disse...

Olá quase-trasmontano! Não vi nenhum desses filmes, mas confesso que fiquei curiosa!
Tem um bom fim-de-semana!

Varandas disse...

Não tem a ver com este post, mas sim com um anterior (se não o pusesse aqui e agora já ninguém ia ler): Para satisfazer a tua curiosidade sobre a "segunda oportunidade", meu caro amigo, posso-te dizer que li há uns três meses na FHM uma reportagem dos tipos que, estando tão curiosos como tu, ligaram para algumas dessas meninas só para perguntar coisas do género!!! E à pergunta em causa a jovem respondeu qualquer coisa como: "Isso, meu bem, quer dizer que se você disfrutar rápido demais da primeira vez terá uma segunda oportunidade sem pagar mais por isso"!!! Chama-lhes burras!!! :-D

Já agora... não preciso de te explicar o que é a "Chuva dourada..." a que elas também se referem, pois não...? É algo que ninguém mais pode fazer por elas... :-DDDDDD

Astor disse...

por mais parvo que pareça, já me falaram 500 vezes desses 2 filmes e eu nunca vi.

conto ctg para em emprestares os DVD's.

;)

C. disse...

Estes filmes estão facilmente nos meus dez favoritos de sempre.
Gosto mais do primeiro, ao contrário da maior parte das pessoas, acho que tem mais a ver com as minhas noções infantis de romance... Vi-o quando tinha uns 14 anos por acaso no canal um. Nunca tinha ouvido falar e teve um efeito enorme em mim na altura!

Miguel, troco os dois pelo Elizabethtown - tens mais para a troca?
Ou não se pode combinar estas coisas nos blogs, como os encontros no bairro?

Um beijinho só por teres falado neste filme, mpr!

MPR disse...

Eu não tenho os dois, só tenho o Before Sunset. Para a troca só por empréstimo... :) Fala com o Astor...

C. disse...

Eu estava a falar com o Astor, na minha cabeça Miguel é o Astor, tal como o Clark Kent é o super-homem!

Mas obrigada na mesma. :)