quarta-feira, fevereiro 22, 2006

Confirmação


Mudou o dia, mudou a turma, mudou a sensação, agora começou a sério. Ontem foi a 3ª sessão do workshop de teatro, mudou para terça-feira definitivamente para a Ana conseguir entrar. Somos sete alunos (uma vez mais o número sete) e com o novo elemento fiquei com a sensação de plenitude, de circulo fechado, de grupo completo. Não sei bem porquê mas a entrada dela veio, quanto a mim, trazer qualquer coisa ao grupo, torná-lo mais coeso, como se fosse a pequena peça do puzzle que faltava. Ontem mudaram inclusivé atitudes, as resistências de todos os elementos do grupo começaram a baixar e estamos agora a encontrar finalmente uma harmonia que permite desenvolver um trabalho de conjunto mais consistente, mais pleno. Ontem foi um ponto de viragem, acabou a iniciação, o prazo de adaptação, o perceber o que é que lá estamos a fazer. Ontem começou realmente, com o grupo completo, o processo de transformação em "actores", com todas as aspas e reticências que a palavra me merece.
Foi uma aula fisica, muito fisica, de contacto com o nosso proprio corpo, com o ambiente que nos rodeia, com o corpo dos outros. Conhecer-nos a nós próprios, aprender novas formas de respirar, perceber cada vez mais como, através desta coisa simples e sempre intuitiva que é respirar, conseguimos controlar as emoções, brincar com elas, criar em nós as partituras necessárias para representar, até mesmo encarar a vida de outro prisma, sentir de uma outra forma, viver em consonância conosco próprios, em estado constante de sensação, de sensibilidade, de alerta sensorial.
Comandos, sempre os comandos, fazer os comandos, respirar nos comandos, perceber os comandos, senti-los, interioriza-los e ganhar progressivamente a independência como actor.
E no final, plateau, exercicio de interligação improvisada entre o grupo, de co-relação e co-dependência, de movimento, atenção e reacção.
Mas é dificil, mesmo dificil, entrar no estado certo, é dificil encontrar o tempo e o modo que vai ser exigido de nós. Só passaram três semanas, temos seis meses de workshop e uma vida pela frente. Foi esta a confirmação de um caminho e uma atitude...

4 comentários:

cvarao disse...

gostava de participar nesse workshop... mas o 7 já está feito ;)

MPR disse...

O sete nunca seria um problema e mais pessoas são sempre bem-vindas, acho que a única questão é o facto de termos quase um mês de trabalho e como diz o Thiago "não há nada pior que regressar ao passado para que as pessoas nos acompanhem..."
No entanto este não é o primeiro workshop que ele faz nem vai ser o último. Quando lançar outro vou avisar por aqui. Vai estando atenta...
Já agora, bem vinda ao meu cantinho, espero que fiques por cá...

pinky disse...

keep on learning.....

deep disse...

Acabei de vir do meu workshop de teatro... desmotivada, porque sinto que, em meses, não evoluí, por pura inércia, por falta de jeito...