terça-feira, fevereiro 28, 2006

Vice-Carnaval

E ontem esteve um dia glorioso. Véspera de Carnaval, céu azul, temperatura amena, perfeito dia de passeio com Sintra no horizonte. Destino, Quinta da Regaleira, local excêntrico de simbologia mística, espiritual e religiosa, concretizada nos finais do século XIX inícios do século XX. Tinhamos tempo, fomos almoçar. Que raio de local papa-turistas em que encalhámos, horas à espera de uns pratos do dia, que ainda discutiam comigo três horas depois de ingeridos, com um lombo de porco a saber a peixe (provavelmente por ter o mesmo molho que o salmão) e uma tarte de maçã que precisou ir ao microondas - e que mesmo assim ainda estava congelada no centro! Infeliz repasto de novo a caminho, já atrasados chegámos pouco depois da hora.
Já perdi a conta ao número de visitas que lá fiz ao longo dos anos, a última das quais com a minha classe de Yoga onde se fez a ponte entre os princípios postulados neste jardim temático e os princípios orientadores do Yoga. Desta vez não foi exepção, aprendi algo novo, pequenos pormenores, mas foi o pior de todos os guias, céptico, desinteressante, passando por cima de uma série de coisas que a Quinta tem para dar e desvalorizando com um tom depreciativo os aspectos mais controversos. Seja como for é uma visita que merece sempre ser feita.
À noite jantar lá em casa, pato assado (para o diabo com a gripe das aves e os 90 mortos desde o início da "pandemia" - devem ter morrido mais pessoas engasgadas no mundo em ossos de frango no mesmo período de tempo). Para sobremesa as famosas (para quem conhece a minha mãe) taças Ninette, com chocolate amêndoa e rum... Em primeiro lugar alguem me explica como se tiram o raio das penas de um pato que parece não ter outra coisa no corpo? Adiante, problema resolvida, forno com o bicho, e com o medo de o queimar deixei-o quase três horas a cozinhar em forno brando, mas valeu o esforço, no final estava comestível. A fome não era muita, entre pão, tostas, queijos e vinho tinto, foi-se enganando o estômago. Foi a inauguração, com visitas, da minha mesa de jantar apesar de ainda não ter as cadeiras...
Um dia de férias que mereceu o nome...

1 comentário:

Anónimo disse...

"...onde se fez a ponte entre os princípios postulados neste jardim temático e os princípios orientadores do Yoga."

Aguardo o relatório circunstaciado sobre este assunto. Para breve.