sexta-feira, fevereiro 03, 2006

Memórias de infância

Antes do "Dragon Ball", antes do "Big Brother" e antes dos "Morangos com Açucar" existiu um programa que me marcou especialmente enquanto puto. Era um programa infantil, com marionetes e muita música, mas que não era linear nem básico, havia um grupo de miudos, alguns adultos excêntricos dos quais o Guarda Serôdio me ficou gravado na memória, e havia um manjerico cheio de picos e uma linguagem muito própria que toda a gente parecia perceber. Era para malta nova mas falava de temáticas muito além do trivial que hoje se vê, muito além da simplicidade assustadora com que muitas vezes se estupidificam as crianças. Lembro-me por exemplo de uma música que dizia "Quem sou eu, disse eu, só que ninguem respondeu, ninguem... Mas o que é que me deu para estar hoje assim? Estou aqui se estou... Mas para onde é que eu vou, quem sou? Toda a gente sabe mais ou menos quem é..." São questões a que muita gente ainda hoje não soube responder, que todos nós nos colocamos mais cedo ou mais tarde, e que eram postas a um público que se calhar as sentia mas ainda não tinha a maturidade suficiente para as verbalizar e estruturar desta forma.
Com canções de Sérgio Godinho "Os Amigos do Gaspar" são para mim um marco. Escolhi como banda sonora desta semana não o "É tão bom", música que o próprio Sérgio já voltou a cantar nos seus concertos, mas "A Paixão do Velho Pires, o Marinheiro" onde ele declara o seu amor...
Aqui fica...

5 comentários:

Anónimo disse...

Eu fico-me pela "Canção dos Abraços" :D

São dois braços, são dois braços
servem pra dar um abraço
assim como quatro braços
servem pra dar dois abraços

E assim por aí fora
até que quando for a hora
vão ser tantos os abraços
que não vão chegar os braços

Vão ser tantos os abraços
que não vão chegar os braços
prós abraços
vão ser tantos os abraços
que não vão chegar os braços

MPR disse...

Olá olá Maritaa... não sabia que me lias! Benvinda... dos Amigos do Gaspar acho que gosto de todas, ou quase! ;)

Mary Mary disse...

Assinado... PIIIIREEEEESSSSSSS!!! Que saudades de ver isso... Aguardo ansiosamente pelo DVD para mostrar aos putos... :)

A minha favorita também é a dos Abraços e da Dona Felismina.

Ossoitoiopoiotoio - manjeriquês... :P

Lcego disse...

ohhh ossoitoiopoioooooooooooo!
Que saudades!


MPR: já vi que és apaixonado em teatro portanto não percas os últimos trabalhos do meu teatrito
o grande Teatro Montemuro!
21 e 22 de Março na Culturgest com Sucata sisters Sarrabulho

Já em Fevereiro A Taberna( uma peça fácil mas tornurenta) na Comuna dia 17 e 18.

Eu adorava o Gaspar mas mais o manjerico!

MPR disse...

L: daqui até março esqueço-me, lembra-me mais em cima...