sexta-feira, fevereiro 03, 2006

Lançamento

Foi na pequena livraria da cinemateca, espaço demasiado exíguo para as pessoas que compareceram, que foi feito o lançamento do Dicionário de Cinema Português 1989-2003. Com a apresentação de João Brites, escolha pessoal de Jorge Leitão Ramos, não só por uma ligação de muitos anos mas tambem por ser alguem que, apesar de ser do meio cultural nomeadamente das artes representativas, não está mencionado no livro por se ter dedicado quase exclusivamente ao teatro. Estiveram presentes familia e amigos, colegas e profissionais da Sétima Arte, inclusivé um grupo de alunos da Marquês de Pombal, onde Leitão Ramos é professor, que foram ver e ouvir o "stôr" de uma forma diferente, num ambiente estranho. Foi uma recepção calorosa, e já os media tinham durante o dia feito uma cobertura interessante do lançamento, rádio, televisão e imprensa dos quais deixo aqui um exemplo. Ficaram as palavras, as fotos e os sorrisos. Resta agora a obra, uma obra de referência maior no panorama audiovisual português.

3 comentários:

Mary Mary disse...

Mais uma vez PARABÉNS!!! Vai ser número 1 durante muito tempo... :)

pinky disse...

acho é estranho a sequência de lançamentos, sendo esse livro parte de uma trilogia, porque terá sido publicado antes do 1º volume?! que tenha sido depois do 2º faz sentido, agora antes do 1º......?! seria mais interessante uma sequência temporal poderíamos analisar assim a evolução do cinema português.
claro que o faremos na mesma, quando o 1º for publicado.

MPR disse...

Não faz parte de uma trilogia. O primeiro surgiu por uma necessidade da existência (inclusivé do próprio) de uma obra de referência de consulta sobre o cinema nacional actual (na altura era...). Depois foi o projecto de fazer o volume de 1896 a 1961, mas a recolha de dados foi tão extensa e demorada que entretanto tinham passado 15 anos e havia uma grande lacuna atá à actualidade, lançou-se este. Dentro de pouco tempo sai o tal que já estava previsto e a partir daí são actualizações..